Feira do Livro 2023

A Karakolândia é aqui

A Karakolândia é aqui

Foto: Nathália Schneider(Diário)

Com tantos dias chuvosos na 50ª Feira do Livro de Santa Maria, poucos estiveram tão à vontade na Praça Saldanha Marinho como o povo da Karakolândia. Instalados nas colunas do Coreto, os Karakóis – criações que o artista visual Máucio apresentou no ambiente virtual – enfim, ganharam o mundo real e são expostos pela primeira vez.

 
Na tarde desta quarta (10), os moluscos receberão estudantes do Colégio Estadual Manoel Ribas. Como o artista pretende convidá-los a desenhar também, pode ser que o Coreto fique superpovoado. Levar seu trabalho a escolas não é novidade para Máucio, que já fez várias participações com o Massa Folhada, trabalho desenvolvido até março de 2020.

 A mostra Karakolândia tem cerca de 50 desenhos e está aberta à visitação até o próximo domingo (13), quando termina a feira. Fazem parte de uma série começada em julho de 2020 e agora, quase três anos e uma pandemia depois, está chegando à edição de número 500.

Na época em que se resguardar era a recomendação, surgiram os bichinhos que carregam suas próprias casas e vieram de referências da infância.

 – Foi a forma que encontrei para me comunicar –reconhece Máucio Bonotto Rodrigues, que também é professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e foi o homenageado da 43ª Feira do Livro, em 2016.

Obra e artista são elogiados por Néri Pedroso, jornalista integrante da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). 

“Máucio é singular porque extrai riso e reflexão do que é simples, inocente, intangível... mistura desenho, poesia, política, história, memória, critica social”, conforme traz texto de apresentação do catálogo da exposição, distribuido gratuitamente.


Programação desta quarta-feira


Atrações culturais

  • 14h30min - Apresentação As Aventuras de Emília e Dom Quixote (Theatro Treze de Maio)
  • 18h30min - Cena Meu Livro, do espetáculo teatral Através das Pupilas, do Emaet (Coreto da Praça)
  • 19h - Livro Livre: Pedro Lamares/Portugal (Theatro Treze de Maio)


    Lançamentos
  • 14h
    Godofredo e Catito: uma história de amizade – Denise Reis e ilustrador Francisco Souza (Concurso de Literatura Infantil Ignês Sofia Vargas – ASL);
    A viagem da Joaninha – Maria do Carmo Ferreira da Costa e ilustradora Denise Silva (Concurso de Literatura Infantil Ignês Sofia Vargas – ASL);
    Sequestro das Abelhas – Arlinda Barros Mathis;

  • 16h
    Lalalando com Lais – ‘A Si Mesma’ – Lucia Rejane da Rosa Madruga, co-autora Lais Faria Madruga e ilustrador Henrique Gama Santos;
    O retorno do Pequeno Príncipe – Oscar Pitthan;
    Xiru Lautério e a Sereia – HQ – Jorge Ubiratã da Silva Lopes – Byrata;

  • 17h
    Foi Ele – João Marcos Adede Y Castro

  • 18h30min - Espaço UFSM
    A Mulher Guarani: na selva, nas Missões, hoje – Sergio Venturini

Horário da Feira:

Até sexta (12): das 13h30min às 19h30min
Sábado (13): das 10h às 19h30min

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Artistas locais se apresentam em mais uma edição do Viva Santa Maria Anterior

Artistas locais se apresentam em mais uma edição do Viva Santa Maria

Próximo

"Estamos cientes dos roubos e já identificamos os autores", afirma chefe de gabinete do prefeito sobre sumiço dos bustos da Praça Saldanha Marinho

Cultura