Foto: Nathália Schneider(Diário)
Com tantos dias chuvosos na 50ª Feira do Livro de Santa Maria, poucos estiveram tão à vontade na Praça Saldanha Marinho como o povo da Karakolândia. Instalados nas colunas do Coreto, os Karakóis – criações que o artista visual Máucio apresentou no ambiente virtual – enfim, ganharam o mundo real e são expostos pela primeira vez.
Na tarde desta quarta (10), os moluscos receberão estudantes do Colégio Estadual Manoel Ribas. Como o artista pretende convidá-los a desenhar também, pode ser que o Coreto fique superpovoado. Levar seu trabalho a escolas não é novidade para Máucio, que já fez várias participações com o Massa Folhada, trabalho desenvolvido até março de 2020.
A mostra Karakolândia tem cerca de 50 desenhos e está aberta à visitação até o próximo domingo (13), quando termina a feira. Fazem parte de uma série começada em julho de 2020 e agora, quase três anos e uma pandemia depois, está chegando à edição de número 500.
Na época em que se resguardar era a recomendação, surgiram os bichinhos que carregam suas próprias casas e vieram de referências da infância.
– Foi a forma que encontrei para me comunicar –reconhece Máucio Bonotto Rodrigues, que também é professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e foi o homenageado da 43ª Feira do Livro, em 2016.
Obra e artista são elogiados por Néri Pedroso, jornalista integrante da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
“Máucio é singular porque extrai riso e reflexão do que é simples, inocente, intangível... mistura desenho, poesia, política, história, memória, critica social”, conforme traz texto de apresentação do catálogo da exposição, distribuido gratuitamente.
Programação desta quarta-feira
Atrações culturais
- 14h30min - Apresentação As Aventuras de Emília e Dom Quixote (Theatro Treze de Maio)
- 18h30min - Cena Meu Livro, do espetáculo teatral Através das Pupilas, do Emaet (Coreto da Praça)
- 19h - Livro Livre: Pedro Lamares/Portugal (Theatro Treze de Maio)
Lançamentos - 14h
Godofredo e Catito: uma história de amizade – Denise Reis e ilustrador Francisco Souza (Concurso de Literatura Infantil Ignês Sofia Vargas – ASL);
A viagem da Joaninha – Maria do Carmo Ferreira da Costa e ilustradora Denise Silva (Concurso de Literatura Infantil Ignês Sofia Vargas – ASL);
Sequestro das Abelhas – Arlinda Barros Mathis; - 16h
Lalalando com Lais – ‘A Si Mesma’ – Lucia Rejane da Rosa Madruga, co-autora Lais Faria Madruga e ilustrador Henrique Gama Santos;
O retorno do Pequeno Príncipe – Oscar Pitthan;
Xiru Lautério e a Sereia – HQ – Jorge Ubiratã da Silva Lopes – Byrata; - 17h
Foi Ele – João Marcos Adede Y Castro - 18h30min - Espaço UFSM
A Mulher Guarani: na selva, nas Missões, hoje – Sergio Venturini
Horário da Feira:
Até sexta (12): das 13h30min às 19h30min
Sábado (13): das 10h às 19h30min